Segue abaixo um esquema do segundo reinado no Brasil
Um abraço!!!
quinta-feira, 22 de setembro de 2011
domingo, 11 de setembro de 2011
Parte de Inglês
Inglês
Instrução: As
questões 57
a 64 referem-se ao texto abaixo.
01. It was December – a bright frozen day
in the
02. early morning. Far out in the country there was an
03. old Negro woman with her head tied in a red rag,
04. coming along a path through the pinewoods. Her
05. name was Phoenix Jackson. She was very old and
06. small and she walked slowly in the dark pine
07. shadows, moving a little from side to side in her
08. steps, with the balanced heaviness and lightness
09. of a pendulum in a grandfather clock. She carried
10. a thin, small cane made from an umbrella, and
11. with this she kept tapping the frozen earth in front
12. of her. This made a grave and persistent noise in
13. the still air, that seemed meditative like the
14. chirping of a solitary little bird.
15. She wore a dark striped dress reaching
down to
16. her shoe tops, and an equally long apron of
17. bleached sugar sacks, with a full pocket: all neat
18. and tidy, but every time she took a step she might
19. have fallen over her shoelaces, which dragged
20. from her unlaced shoes. She looked straight
21. ahead. Her eyes were blue with age. Her skin had
22. a pattern all its own of numberless branching
23. wrinkles.
Adapted from: WELTY, Eudora. A worn path. In: __. Literature:
150 masterpieces of fiction, poetry and drama. New York: St. Martin’s Press, 1991. p. 200.
57) A leitura do texto permite concluir que Phoenix Jackson
a)
é cega.
b)
Exerce
atividades agrícolas.
c)
Aparenta ser
uma pessoa pobre.
d)
Caminha com
facilidade.
e)
É uma pessoa
doente.
58) De
acordo com o texto, Phoenix Jackson
a)
Caiu no meio
do caminho.
b)
Levava um
guarda-chuva novo.
c)
Usava um
relógio.
d)
Vestia um
avental feito por ela mesma.
e)
Usava um
vestido que lhe chegava aos pés.
59) Assinale
a alternativa em que a palavra extraída do texto vem acompanhada de sua
tradução correta.
a)
path (l. 04)
– córrego.
b)
shadows (l.
07) – ramos.
c)
noise (l. 12)
– ruído.
d)
shoelaces (l.
19) – sapatos.
e)
skin (l. 21)
– rosto.
60) Considere
o enunciado abaixo e as três propostas para completá-lo.
No texto, há várias ocorrências da preposição from (l. 07, 10 e 20), com usos diferentes.
Pode-se dizer que o uso de from é o mesmo
No texto, há várias ocorrências da preposição from (l. 07, 10 e 20), com usos diferentes.
Pode-se dizer que o uso de from é o mesmo
1 - na linha
07 e na frase They were on a plane flying
from London to New York..
2 - na linha
10 e na frase Her story was a complete
fabrication from start to finish..
3 - na linha
20 e na frase It was hard to distinguish
one twin from the other..
Quais propostas estão corretas?
a) Apenas 1.
b) Apenas 2.
c) Apenas 3.
d) Apenas 2
e 3.
e) 1, 2 e 3.
61) Considere
o enunciado abaixo e as quatro propostas para completá-lo.
Os fatos relatados neste texto poderiam ser narrados com formas verbais do presente, o presente dito histórico, ou narrativo. Nesse caso, seria necessário, por exemplo, substituir
Os fatos relatados neste texto poderiam ser narrados com formas verbais do presente, o presente dito histórico, ou narrativo. Nesse caso, seria necessário, por exemplo, substituir
1 - carried (l.
09) por carries..
2 - made (l. 12) por make..
3 - wore (l. 15) por wears..
4 - were (l. 21)
por are..
Quais propostas estão corretas?
a) Apenas 1
e 4.
b) Apenas 2
e 3.
c) Apenas 1,
2 e 3.
d) Apenas 1,
3 e 4.
e) Apenas 2,
3 e 4.
62) A
melhor tradução para a palavra tapping (l.
11), no texto, é
a)
Tapando.
b)
Batendo.
c)
Marcado.
d)
Cavado.
e)
Remexendo.
63) A
expressão took a step (l. 18) tem o mesmo
sentido que
a)
took a sip.
b)
walked away.
c)
tripped over.
d)
moved forward.
e)
bent over.
64) A
palavra which tem a mesma função na
linha 19 do texto e na frase
a) I didn’t know which sweater to buy.
b) Which flavor of ice cream do you
prefer?
c) I have different CDs which I listen
to when traveling by car.
d) She still can´t remember which key
opens the door to her apartment.
e) My aunt is never sure which road to
take when going to the beach.
Instrução: As questões 65 a 70 referem-se ao texto abaixo.
01.
|
One of the best ways to build a sense of
trust
|
02.
|
and responsibility in people is by sharing
|
03.
|
information. Giving team members the information
|
04.
|
they need enables them to make good business
|
05.
|
decisions. Sharing information sometimes means
|
06.
|
........ information that is considered privileged,
|
07.
|
including sensitive and important topics such as
|
08.
|
the competition’s activities, future business plans
|
09.
|
and strategies, financial data, industry issues or
|
10.
|
problem areas, competitor’s best practices, the
|
11.
|
way the group activites ........ to organizational
|
12.
|
goals, and performance feedback. Providing people
|
13.
|
with more complete information communicates
|
14.
|
trust and a sense of “we’re in this together”. It
|
15.
|
helps people think more broadly about the
|
16.
|
organization and the inter-relationships of various
|
17.
|
groups, resources and goals. By ........ access to
|
18.
|
information that helps them understand the big
|
19.
|
picture, people can better appreciate how their
|
20.
|
contribution fits in and how their behavior impacts
|
21.
|
other aspects of the organization.
|
|
|
|
Adapted from: BLANCHARD, Ken. Leading at a higher level.
New Jersey: Pearson Prentice Hall, 2007. p. 72.
|
65) Assinale
a alternativa que completa corretamente as lacunas das linhas 06, 11 e 17,
nesta ordem.
a)
disclosing – contribute – having
b)
disclose – contribute – have
c)
disclosing – contributing – having
d)
disclosing – contribute – have
e)
disclose – contributing – having
66) De
acordo com o texto,
a)
compartilhar informações na empresa pode
dificultar as decisões nos negócios.
b)
as atividades e planos dos concorrentes não são
considerados informações privilegiadas.
c)
é importante que todos os membros da empresa se
sintam em casa no ambiente de trabalho.
d)
o trabalho de cada membro da equipe é importante
para a empresa como um todo.
e)
nem todos os funcionários devem ter acesso aos
dados financeiros da empresa.
67) Considere
as seguintes afirmações.
I - A empresa deve fazer uma análise cuidadosa das informações
antes de compartilhá-las com seus funcionários.
II - Fornecer informações importantes às pessoas leva-as a
compreender como podem contribuir para o crescimento da empresa.
III - Os planos futuros da empresa devem ser divulgados apenas
entre seus executivos.
Quais estão de acordo com o texto?
a)
Apenas I.
b)
Apenas II.
c)
Apenas III.
d)
Apenas I e
II.
e)
Apenas I e
III.
68) Leia
as afirmações a seguir.
I - A relação que existe entre as palavras da seqüência good (l. 04), better (l. 19) e best (l. 01) é a mesma
que existe entre as palavras da seqüência bad,
worse e worst.
II - A construção more complete
(l. 13) poderia ser substituída corretamente por completer.
III - O contrário de more complete (l. 13) é least complete
Quais estão corretas?
a)
Apenas I.
b)
Apenas II.
c)
Apenas III.
d)
Apenas I e
III.
e)
Apenas II e
III.
69) Assinale
a alternativa em que as três palavras designam conceitos do mesmo campo de
significação.
a)
trust (l. 01)
– assurance – autonomy
b)
responsibility
(l. 02) – task – gain
c)
information –
(l. 03) – data – amount
d)
performance
(l. 12) – staging – show
e)
resources (l.
17) – goods – questions
70) Considere
as afirmações que seguem.
I - O pronome they (l. 04) refere-se a people (l. 02).
II - O
pronome It (l. 14) refere-se a Providing people with more complete information
(l. 12-13).
III - O
pronome them (l. 18) remete a people (l. 19).
a) Apenas I.
b) Apenas
III.
c) Apenas I
e II.
d) Apenas II
e III.
e) I, II e
III.
57 – C; 58 – E; 59 – C; 60 – A; 61 – D; 62 – B; 63 – D; 64 – C; 65 – A; 66 – D; 67 – B; 68 – A; 69 – D; 70 - D
Parte de Espanhol
Espanhol
Instrução: As questões 43 a 50 referem-se ao texto abaixo.
01.
|
El deterioro de la selva amazónica es alarmante
|
02.
|
y hasta el
40% del ambiente forestal podría
|
03.
|
desaparecer
antes del 2050, si no se aplican
|
04.
|
medidas
para la conservación de ese enorme
|
05.
|
ecosistema.
Eso dice un informe de un científico
|
06.
|
brasileño
que ha sido publicado en una revista
|
07.
|
científica.
|
08.
|
El documento también subraya que la
|
09.
|
Amazonia
ha sufrido la destrucción de importantes
|
10.
|
hábitats
naturales. El hombre es culpable de esa
|
11.
|
degradación
que se debe a la deforestación
|
12.
|
acaecida
como consecuencia de las actividades
|
13.
|
humanas
para crear espacios destinados a la
|
14.
|
ganadería
y al cultivo de soya.
|
15.
|
El experto brasileño calcula que la Amazonia
|
16.
|
podría
reducirse de 5,3 a 3,2 millones de
|
17.
|
kilómetros
cuadrados en menos de 50 años si no
|
18.
|
cambia el
actual uso de la selva y se refuerza su
|
19.
|
protección.
La deforestación amazónica podría
|
20.
|
afectar el
calentamiento global de la Tierra, ........
|
21.
|
la
supresión de los árboles implicaría la emisión de
|
22.
|
miles de
millones de toneladas de dióxido de
|
23.
|
carbono
que contaminarían la atmósfera. La
|
24.
|
cuenca del
Amazonas regula el clima de casi toda
|
25.
|
América
del Sur y sus árboles son los procesadores
|
26.
|
de dióxido
de carbono y suministradores de oxígeno.
|
27.
|
Como se trata de la reserva biológica más rica
|
28.
|
de la
Tierra, su preservación debe ser preocupación
|
29.
|
de todo el
mundo, incluso de los países ricos.
|
|
|
|
Adaptado
de: <www.20minutos.es/noticia>
Acesso em: 19 ago. 2007. |
43) A
palavra adequada para preencher a lacuna da linha 20, explicitando a relação
semântica que se estabelece entre o conteúdo da oração anterior à lacuna e
aquele da passagem posterior, é
a)
pero.
b)
pues.
c)
aunque.
d)
para que.
e)
sino que.
44) De
acordo com o texto, os problemas de preservação da Amazônia
a)
tiveram início há mais de 50 anos.
b)
oram previstos por pesquisadores de todo o
planeta.
c)
resultam do desflorestamento provocado pela ação
humana.
d)
são devidos principalmente a alterações
climáticas naturais.
e)
decorrem do lançamento cada vez mais volumoso de
dióxido de carbono na atmosfera
45) Assinale
com V (verdadeiro) ou F (falso) as afirmações abaixo,
conforme elas estejam ou não de acordo com o texto.
( ) O processo de
degradação da Amazônia só poderá ser sustado se forem adotadas medidas de
preservação nesta região.
( ) espaço florestal
da Amazônia é adequado para o desenvolvimento da agricultura e da pecuária.
( ) A Amazônia é
responsável pelo equilíbrio climático de quase toda a América do Sul.
( ) A preservação da
Amazônia é uma questão de interesse internacional.
A seqüência correta de preenchimento dos parênteses, de cima
para baixo, é
a)
V – F – V –
F.
b)
V – F – V –
V.
c)
F – V – F –
V.
d)
V – V – F –
F.
e)
F – V – V –
F.
46) Assinale a alternativa em que a palavra extraída do texto
está acompanhada de sua tradução correta.
a)
hasta (l. 02)
– cerca de
b)
subraya (l.
08) – supõe
c)
acaecida (l.
12) – observada
d)
calentamiento
(l. 20) – ambiente
e)
cuenca (l.
24) – bacia
47) Assinale
a alternativa em que se estabelece uma relação correta entre segmentos do
texto.
a)
O pronome Eso (l. 05)
refere-se a la conservación de ese enorme ecosistema
(l. 04-05).
b)
A expressão El
experto brasileño (l. 15) refere-se a un científico brasileño (l.
05-06).
c)
O pronome que (l. 23)
retoma a expressão dióxido de carbono
(l. 22-23).
d)
O possessivo sus,
em sus árboles (l. 25), remete a casi toda América del Sur (l.
24-25).
e)
A expressão la
reserva biológica más rica de la Tierra (l. 27-28) remete a toda América del Sur (l.
24-25).
48) Considere
as afirmações abaixo, sobre palavras do texto.
I - A palavra informe (l.
05) significa, em português, ‘relatório’.
II - As palavras científico (l. 05) e científica(l. 07) são, ambas,
adjetivos.
III - A palavra suministradores
(l. 26), tal como empregada neste texto, pode ser definida, em espanhol, como ‘personas que se ocupan en administrar los
bienes o cosas de otras personas’.
Quais estão corretas?
a)
Apenas I.
b)
Apenas I e
II.
c)
Apenas I e
III.
d)
Apenas II e
III.
e)
I, II e III.
49) A
forma verbal ha sido publicado (l. 06)
poderia ser substituída, sem alteração do sentido contextual, por
a)
había sido publicado.
b)
sea publicado.
c)
fuere publicado.
d)
era publicado.
e)
fue publicado.
50) A
regra que rege a formação do plural da palavra naturales
(l. 10) também rege a formação do plural das palavras
a) medidas (l. 04) – importantes (l. 09) – hábitats (l. 10).
b) actividades (l. 12) – humanas (l. 13) – espacios (l. 13).
c) kilómetros (l. 17) – cuadrados (l. 17) – años (l. 17).
d)
árboles (l. 21) – miles (l. 22) – millones (l. 22).
e) procesadores (l. 25) – países (l. 29) – ricos (l. 29).
Instrução: As
questões 51 a 56 referem-se ao texto abaixo.
01.
Amanecía una mañana imponente, con un
02. temporal
deshecho. El viento rugía en las calles.
03. Las
mujeres y chicos de los pescadores que habían
04. salido
al mar estaban en el rompeolas y en el
05. muelle
contemplando el horizonte en actitud de
06. trágica
desesperación.
07. El
aspecto del mar iba siendo cada vez peor.
08. Quedaban
aún cuatro lanchas fuera del puerto. Vi
09. ........
se acercaban dos en medio de las olas.
10.
El mar llegaba hasta las mismas casas,
11. haciendo
un ruido de terremoto. Se soltó el bote
12.
salvavidas. Los marineros fueron entrando. Salté al
13. bote.
14.
Una de las barcas pasó; la otra, según dijeron,
15. se
perdía. Realmente la tormenta era ruda. El bote
16. saltaba
como un delfín sobre las olas.
17.
Dimos la primera vuelta por el sitio ........ había
18.
zozobrado la lancha y recogimos a dos náufragos;
19. luego
dimos otra vuelta y pudimos salvar a otro; a
20. la
tercera, no encontramos a nadie.
21.
El mar seguía cada vez más furioso. Una ola se
22. nos echó
encima. Todos creyeron que aquél era
23. nuestro
final.
24.
Estábamos dispuestos a hacer un esfuerzo
25. supremo
........ vimos la goleta que venía rasando
26. el agua.
Sobre la cubierta estaba Machín que, al
27. pasar,
nos echó una cuerda.
28.
Antes de que nos diéramos cuenta, estábamos a
29. salvo.
Adaptado de:
BAROJA, Pío. Las inquietudes de Shanti Andía. Buenos Aires: Espasa
Calpe, 1983. p. 121-124.
51) Assinale a alternativa que preenche corretamente as
lacunas das linhas 09, 17 e 25, nesta ordem.
a) cómo
– donde – cuando
b) cómo
– cuando – donde
c) como
– dónde – cuándo
d) como
– cuándo – donde
e) cómo
– donde – cuándo
52) Considere as seguintes afirmações sobre os pescadores
citados no episódio narrado no texto.
I - Eles
foram surpreendidos pela tempestade.
II - Alguns deles conseguiram retornar rapidamente ao porto.
III - Pelo menos três deles foram recolhidos pelo bote
salva-vidas.
Quais estão corretas, de acordo com o texto?
a)
Apenas I.
b)
Apenas II.
c)
Apenas I e
III.
d)
Apenas II e
III.
e)
I, II e III.
53) Indique
a ordem em que constam no texto as seguintes informações.
1 - Uma onda cobriu os que estavam no bote salva-vidas.
2 - As mulheres e filhos dos pescadores mostravam-se
desesperados.
3 - O narrador saltou para dentro do bote salva-vidas.
4 - Quatro lanchas estavam fora do porto.
a)
1 – 3 – 4 –
2.
b)
1 – 2 – 3 –
4.
c)
2 – 4 – 1 –
3.
d)
2 – 4 – 3 –
1.
e)
3 – 2 – 1 –
4.
54) O
sinônimo mais adequado para o verbo rugía (l.
02), no contexto em que se encontra, é
a)
bramaba.
b)
irrumpia.
c)
se
enfurecia.
d)
soplaba.
e)
se
arremolinaba
55) A
melhor tradução para a palavra rompeolas (l.
04) é
a)
docas.
b)
ancoradouro.
c)
cais.
d)
quebra-mar.
e)
guarita.
56) A
melhor tradução para a forma verbal había zozobrado
(l. 17-18) é
a)
tinha ancorado.
b)
ia afundando.
c)
havia desaparecido.
d)
tinha virado.
e)
havia afundado.
43 – B; 44 – C; 45 – B; 46 – E; 47 – B; 48 – A; 49 – E; 50 – D; 51 – A; 52 – C; 53 – D; 54 – A; 55 – D; 56 - E
Assinar:
Postagens (Atom)