domingo, 11 de setembro de 2011

Parte de Geografia


Geografia

15.       No primeiro dia do inverno no hemisfério Sul, uma atividade de observação de sombras é realizada por alunos de Macapá, Porta Alegre e Recife. Para isso, utiliza-se uma vareta de 30 cm fincada no chão na posição vertical. Para marcar o tamanho e a posição da sombra, o chão é forrado com uma folha de cartolina, como mostra a figura.

Nas figuras abaixo, estão representadas as sombras projetadas pelas varetas nas três cidades, no mesmo instante, ao meio-dia.
A linha pontilhada indica a direção Norte-Sul.

Pelos resultados da experiência, num mesmo instante, em Recife a sombra se projeta à direita e nas outras duas cidades à esquerda da linha pontilhada da cartolina. É razoável, então, afirmar que existe uma localidade em que a sombra deverá estar bem mais próxima da linha pontilhada, em vias de passar de um lado para outro. Em que localidade, dentre as listadas abaixo, seria mais provável que isso ocorresse?
a)      Natal.
b)      Manaus.
c)       Cuiabá.
d)      Brasília.
e)      Boa Vista.

16.       Levando em conta a localização destas três cidades no mapa, podemos afirmar que os comprimentos das sombras serão tanto maiores quanto maior for o afastamento da cidade em relação ao
a)      Litoral.
b)      Equador.
c)       Nível do mar.
d)      Trópico de Capricórnio.
e)      Meridiano de Greenwich.

17.       As cidades de Quito e Cingapura encontram-se próximas à linha do Equador e em pontos diametralmente opostos no globo terrestre. Considerando o raio da Terra igual a 6 370 km, pode-se afirmar que um avião saindo de Quito, coando em média 800 km/h, descontando as paradas de escala, chega a Cingapura em aproximadamente
a)      16 horas.
b)      20 horas.
c)       25 horas.
d)      32 horas.
e)      36 horas.

      18.       Analise este mapa, em que está indicada a localização das cidades de Palmas e de Colinas do Tocantins:
 
Suponha a realização de uma viagem de automóvel de Palmas a Colinas do Tocantins, cuja duração aproximada é de quatro horas, com partida marcada para as 13 horas de um dia ensolarado, na véspera do Natal. É correto afirmar que, durante essa viagem, o motorista vai receber os raios solares mais intensamente
a)      De frente e pela direita.
b)      De frente e pela esquerda
c)       Pelas cotas e pela direita
d)      Pelas costas e pela esquerda

19.       Com base na figura abaixo, identifique as feições topográficas orientadas pelas direções cardeais e colaterais

a)      Terreno íngreme ao nordeste e aplainado a oeste e a leste.
b)      Terreno aplainado ao noroeste e íngreme ao sudeste e leste.
c)       Terreno íngreme ao oeste e leste a aplainado ao norte.
d)      Terreno aplainado ao norte e íngreme ao noroeste e sudeste.
e)      Terreno íngreme ao sudeste e aplainado ao nordeste.

20.       A ideia propagada, por muito tempo, de o território brasileiro ser absolutamente estável geologicamente e, portanto, livre de terremotos, é errônea. A sismicidade brasileira é modesta se comparada à da região andina, mas é significativa, visto que aqui já ocorreram vários tremores com magnitude acima de 50 na Escala Richter, como os eventos em Pacajus (CE, 1980) e me João Câmara (RN, 1986). Esses fatores indicam que o risco sísmico em nosso país não pode ser ignorado. Explica a baixa sismicidade brasileria em relação à região andina:
a)      A distância em relação às bordas leste e oeste da Placa Tectônica Sul-Americana.
b)      A baixa altitude média do relevo brasileiro, formado predominantemente por planícies.
c)       A inexistência de atividade vulcânica causadora dos abalos sísmicos de maior intensidade.
d)      A causa desses tremores serem justificadas pela atividade mineradora do território brasileiro.

21.       No Brasil ocorreram extensos derrames basálticos na Era Mesozoica, abrangendo áreas regionais superiores a 1 200 222 km2, sendo que em alguns locais as rochas geradas alcançaram centenas de metros de expessura. Esse magmatismo básico e de baixa viscosidade, associado a erupções fissurais, ocorreu principalmente no (na):
a)      Bacia do amazonas.
b)      Escudos das Guianas.
c)       Bacia do Paraná.
d)      Escudo Brasileiro.

22.       Um agricultor adquiriu alqueires de terra para cultivar e resistir no local. O desenho abaixo representa parte de suas terras.

Pensando em construir sua moradia no lado 1 do rio e plantar no lado 2, o agricultor consultou seus vizinhos e escutou as frases abaixo. Escolha a frase do vizinho que deu a sugestão mais correta.
a)      “O terreno só se presta ao plantio, revolvendo o solo com arado.”
b)      “Não plante neste local, porque é impossível evitar a erosão.”
c)       “Pode ser utilizado, desde que se plante em curvas do nível.”
d)      “Você perderá sua plantação, quando as chuvas provocarem inundações.”
e)      “Plante forragem para pasto.”

23.       Relevo é o conjunto de diferentes formas apresentadas pela superfície terrestre, as quais são definidas pela estrutura geológica a partir da combinação de ações da dinâmica externa e interna da Terra.
Com base no texto acima e em seus conhecimentos. É correto afirmar que.
a)      As modificações ocorridas no relevo brasileiro devem-se a intensa atividade geológica interna no passado, como vulcanismo, terremoto e dobramentos, verificados no Brasil.
b)      Considerando que planícies são relevos em construção e planaltos, relevos em destruição, no caso brasileiro, não devemos levar em conta os processos que os constituíram para tal classificação.
c)       O clima tipicamente quente e úmido do Brasil não condiciona  os mecanismos externos de atuação do intemperismo e da erosão sobre as rochas cristalinas e sedimentares.
d)      O relevo não exerce influência sobre a pecuária e as atividades agrícolas no caso brasileiro, por sua característica de baixas altitudes.
e)      Predominam baixas altitudes no relevo brasileiro, e isso se deve à inexistência de dobramentos modernos durante o Período Terceário.

24.   “Apesar da riqueza das florestas tropicais, elas estão geralmente baseadas em solos inférteis e improdutivos. Grande parte dos nutrientes são armazenados nas folhas que caem sobre, não no solo propriamente dito. Quando esse ambiente é intensamente modificado pelo ser humano, a vegetação desaparece, o ciclo dos nutrientes é alterado e a terra rapidamente infértil.”
No texto acima, pode parecer uma contradição a existência de florestas tropicais exuberantes sobre solos pobres. No entanto, esse fato é explicado pela
a)      Profundidade do solo, embora pobre, sua espessura garante a disponibilidade de nutrientes para a sustentação dos vegetais da região.
b)      Boa iluminação das regiões tropicais, uma vez que a duração regular do dia e da noite garante os ciclos dos nutrientes nas folhas dos vegetais da região.
c)       Existência de grande diversidade animal, com número expressivo de populações que, com seus dejetos, fertilizam o solo.
d)      Capacidade de produção abundante de oxigênio pelas plantas das florestas tropicais, consideradas os “pulmões” do mundo.
e)      Rápida reciclagem dos nutrientes, potencializada pelo calor e umidade das florestas tropicais, o que favorece a vida dos decompositores.

25.   Observe o mapa e identifique a alternativa que corresponde à formação vegetativa da área destacada e as suas características

a)      Cerrado – pertence à classificação do bioma savana, possui grande biodiversidade e forma ecossistemas ricos, com espécies variadas como o pau-santo, o barbitimão, a gabiroba, o piquezeiro e a cataúba.
b)      Mata dos Pinhais – chamada também de floresta aciculifoliada, está localizada em clima úmido, com temperaturas de moderadas a baixas no inverno, tem em sua constituição predominantemente o pinheiro.
c)       Mata dos Cocais – chamada também de mata de transição, é constituída de palmeira ou palmáceas, com grande predominância de babaçu e ocorrência de carnaúba.
d)      Campos naturais – formação rasteira ou herbáceas, constituída por gramíneas que atingem até 60 cm de altura, têm origem associada a solos rasos e a áreas sujeitas a inundações periódicas, ou, ainda, associada a solos arenosos.
e)      Caatinga - vegetação xerófila, adaptada ao clima semiárido, nela predomina um extrato arbustivo caducifóliado e espinhoso e há também cactáceos.

26.   Sobre o Al Niño é correto afirmar que:
a)      É um grande causador de tsunamis, juntamente com os ciclones no continente asiático.
b)      É causado pelo resfriamento das água do Oceano Pacífico.
c)       É causado pelo aquecimento anormal das águas do Oceano Atlântico norte e sul.
d)      É causado pelo aquecimento anormal das águas do Oceano Pacífico central e oriental.
e)      É causador de tsunamis e ciclones extratropicais.

27.   Para compreender o processo de exploração e o consumo dos recursos petrolíferos, é fundamental conhecer a gênese e o processo de formação do petróleo descrito no texto abaixo.
O petróleo é um combustível fóssil, originado provavelmente de restos de vida aquática e cobertos por sedimentos. O tempo a e pressão do sedimento sobre o material depositado no fundo do mar transformaram esses restos em massas viscosas de coloração negra denominadas jazidas de petróleo.
As informações do texto permitem afirmar que:
a)      O petróleo é um recurso renovável a curto prazo, em razão d sua constante formação geológica.
b)      A exploração de petróleo é realizada apenas em áreas marinhas.
c)       A extração e o aproveitamento do petróleo são atividades não poluentes dada sua origem natural.
d)      O petróleo é um recurso energético distribuído homogeneamente, em todas as regiões independentemente da sua origem.
e)      O petróleo é um recurso não renovável a curto prazo, explorado em áreas continentais de origem marinha ou em áreas submarinas.

28.   A biodigestão anaeróbica, que se processa na ausência de ar, permite a obtenção de energia e materiais que podem ser utilizados não só como fertilizante e combustível de veículos, mas também para acionar motores elétricos e aquecer recintos.

O material produzido pelo processo esquematizado anteriormente e utilizado para geração de energia é o
a)      Biodiesel, obtido a partir da decomposição de matéria orgânica e (ou) por fermentação na presença de oxigênio.
b)      Metano (CH4) biocombustível utilizado em diferentes máquinas.
c)       Etanol, que, além de ser empregado na geração de energia elétrica, é utilizado como fertilizante.
d)      Hidrogênio, combustível economicamente mais viável, produzido sem necessidades de oxigênio.
e)      Metanol, que, além das aplicações mostradas no esquema, é matéria-prima na indústria de bebidas.

15 – D; 16 – B; 17 – C; 18 – D; 19 – A; 20 – A; 21 – C; 22 – C; 23 – E; 24 – E; 25 – C; 26 – D; 27 – E; 28 - B

Nenhum comentário:

Postar um comentário