domingo, 11 de setembro de 2011

Parte de Português


Português

Instrução: As questões 29 a 37 referem-se ao texto abaixo.
01.
     A crítica religiosa de Erasmo tinha grandes
02.
afinidades com a que Lutero começou a dirigir
03.
contra Roma, a partir de 1517: denúncia das
04.
indulgências, defesa de um Cristianismo depurado
05.
de idolatrias e superstições, volta ........ Bíblia,etc.
06.
Por isso, Lutero tentou incansavelmente obter
07.
a adesão de Erasmo, mas este respondia com
08.
evasões, até que, pressionado pelos católicos para
09.
que definisse sua posição, escreveu contra Lutero,
10.
em 1524, um texto em que se colocava
11.
frontalmente contra um dos pontos centrais da
12.
Reforma: De Libero Arbitrio.Nesse texto, Erasmo
13.
defendia a tese da vontade livre, consumando,
14.
assim, sua ruptura pública com o protestantismo,
15.
que, pelo menos em sua versão luterana, era
16.
 radicalmente determinista.     
17.
    Lutero respondeu ........ um texto intitulado De
18.
Servo Arbitrio,em que defendia a tese de que a
19.
mera hipótese de uma ação livre do homem,
20.
independente de Deus ou em cooperação com Ele,
21.
já constituía uma limitação da liberdade de Deus e
22.
uma afronta às Escrituras, que mostravam que a
23.
queda condenava o homem a um saber
24.
necessariamente imperfeito e a uma razão
25.
necessariamente heterônoma. Para Erasmo, como
26.
para os humanistas em geral, essa doutrina era
27.
inaceitável tanto por razões puramente religiosas –
28.
pois, sem o pressuposto da liberdade, caem por
29.
terra todos os preceitos morais, dirigidos a uma
30.
vontade que pode ou não aceitá-los – quanto por
31.
razões humanas. A Renascença havia instalado o
32.
homem no centro da história, e Erasmo não estava
33.
disposto a abrir mão dessa conquista, a mais
34.
valiosa dos novos tempos. Ele não aceitava a idéia
35.
agostiniana de natura deleta,da depravação
36.
congênita do homem, em conseqüência do pecado
37.
original. Para Erasmo, o homem é por natureza
38.
dotado de razão, e ela o impele à concórdia e à
39.
solidariedade. A violência, a guerra, a brutalidade
40.
são contrárias ........ natureza razoável do homem.


29.       Assinale a alternativa que preenche, corretamente e de acordo com o sentido do texto, as lacunas das linhas 05, 17 e 40, respectivamente.
a)      a – com  - à.
b)      a – à – à.
c)       à – a – a.
d)      à – com – a.
e)      à – com – à    

30.       É possível distinguir quatro partes na organização do texto.
Considere as seguintes sínteses dessas partes.
1 - Apresentação da obra em que Erasmo se posiciona contra a Reforma.
2 - Relato da tentativa de Lutero de persuadir Erasmo a juntar-se ao protestantismo, e da resposta negativa de Erasmo.
3 - Exposição das razões pelas quais Erasmo é contra a concepção luterana do homem.
4 - Explicitação da posição de Lutero com relação à natureza da ação e da razão humanas.A ordem em que essas partes se encontram no texto é
a)      1 – 2 – 3 – 4.
b)      2 – 3 – 1 – 4.
c)       2 – 1 – 4 – 3.
d)      3 – 2 – 4 – 1.
e)      3 – 4 – 2 – 1.

31.       De acordo com o texto, pode-se afirmar que Rouanet
a)      Conduz o leitor à certeza de que existem fatos históricos que devem ser repensados à luz de idéias iluministas.
b)      Argumenta a favor da idéia de que Erasmo e Lutero criticavam toda e qualquer religião, a despeito de suas próprias crenças religiosas.
c)       Apresenta as razões pelas quais Erasmo, na obra intitulada De Libero arbítrio, criticou os pontos centrais da Reforma protestante.
d)      Contesta a idéia de que Lutero era contra a liberdade de pensamento do homem.
e)      Critica o ponto de vista de Erasmo sobre a Reforma protestante.

32.   Considere as seguintes afirmações acerca de aspectos estruturais de frases do texto.
I - Os dois-pontos na linha 03 introduzem uma enumeração que exemplifica o que é entendido pela expressão grandes afinidades (l. 01-02).
II - No segmento a um saber necessariamente imperfeito e a uma razão necessariamente heterônoma (l. 23-25), a segunda ocorrência da preposição a pode ser omitida sem prejuízo do sentido e da correção da frase.
III - A ocorrência da preposição por imediatamente após tanto (l. 27) torna opcional sua repetição no segmento quanto por razões humanas (l. 30-31).
Quais estão corretas?
a)      Apenas I.
b)      Apenas II.
c)       Apenas III.
d)      Apenas I e II.
e)      Apenas II e III.

33.   Assinale a alternativa que estabelece uma relação de referência correta entre o primeiro e o segundo segmentos extraídos do texto.
a)      isso (l. 06) – a [crítica] que Lutero começou a dirigir contra Roma (l. 02-03)
b)      ua (l. 14) – a tese da vontade livre (l. 13)
c)       essa doutrina (l. 26) – a queda condenava o homem a um saber necessariamente imperfeito (l. 22-24)
d)      dessa conquista (l. 33) – A Renas­cença havia instalado o homem no centro da história (l. 31-32)
e)      o (l. 38) – Erasmo (l. 37)

34.   Assinale a alternativa em que, nas três palavras portuguesas, é possível reconhecer o sentido da respectiva palavra latina transcrita do texto.
a)      Libero (l. 12) libertino – livresco – liberal
b)      Servo (l. 18) serviço – serventia – subserviência
c)       Arbitrio (l. 18) alvitre – arborescente – arbitrário
d)      natura (l. 35) desnaturado – nauta – nativo
e)      deleta (l. 35) deletar – indelével – delação

35.   o contexto em que se encontra, o nexo pelo menos (l. 15) poderia ser corretamente substituído por
a)      até mesmo.
b)      somente.
c)       exceto.
d)      não apenas
e)      ao menos.

36.   Considere as seguintes propostas de substituição de segmentos do texto.
I - Substituir de Deus (l. 21) por divina.
II - Substituir morais (l. 29) por da moral.
III - Substituir razoável (l. 40) por da razão
Quais estão corretas?
a)      Apenas I.
b)      Apenas II.
c)       Apenas III.
d)      Apenas I e II.
e)      Apenas II e III.

37.   Considere as propostas de reescrita do seguinte período do texto.
Para Erasmo, o homem é por natureza dotado de razão, e ela o impele à concórdia e à solidariedade (l. 37-39).
I - De acordo com Erasmo, o homem é racional por natureza, e ela o leva à busca da concórdia e da solidariedade.
II - Segundo Erasmo, por natureza, o homem é racional, e isso o leva à busca da concórdia e da solidariedade.
III - O homem, segundo Erasmo, tem natureza racional, o que o leva a buscar a concórdia e a solidariedade.
Quais propostas de reescrita mantêm a correção e o sentido do texto original?
a)      Apenas I.
b)      Apenas II.
c)       Apenas III.
d)      Apenas I e II.
e)      Apenas II e III.

As questões 38 a 42 referem-se ao texto abaixo
01.
     Marina me explicou muito direitinho que eu não
02.
tinha razão. O que tinha era falta de confiança
03.
nela. Chorou, e fiquei meio lá, meio cá, propenso a
04.
acreditar que me havia enganado.
05.
     – Posso obrigar uma pessoa a não olhar para
06.
mim? Posso furar os olhos do povo?
07.
     Não senhora. A coisa era diferente: Eles tinham
08.
sido pegados com a boca na botija, grelando,
09.
esquecidos do mundo. Tinham ou não tinham? Sim
10.
senhor, mas sem malícia.
11.
     – Posso furar os olhos do povo?
12.
      Esta frase besta foi repetida muitas vezes, e,
13.
em falta de coisa melhor, aceitei-a. De fato, eu
14.
não tinha visto nada. As aparências mentem. A
15.
Terra não é redonda? Esta prova da inocência de
16.
Marina me pareceu considerável. Tantos indivíduos
17.
condenados injustamente neste mundo ruim!
18.
Quem pode lá jurar que isto é assim ou assado?
19.
Procurei mesmo capacitar-me de que Julião
20.
Tavares não existia. Julião Tavares era uma
21.
sensação. Uma sensação desagradável, que eu
22.
pretendia afastar de minha casa quando me
23.
juntasse àquela sensação agradável que ali estava
24.
a choramingar.
25.
     – Pois bem, minha filha, não vale a pena falar
26.
     mais nisso. Enxugue os olhos. Se você diz que não
27.
foi, não foi. Acabou-se, não se discute. Está aqui
28.
uma lembrancinha que eu lhe trouxe. Vamos ver
29.
se fica bonito.



Adaptado de: RAMOS, Graciliano. Angústia. 30. ed. São Paulo: Record, 1985. p. 86.
38.   Pode-se reportar um diálogo por meio do discurso direto ou do indireto. Graciliano utiliza elementos de ambos os tipos de discurso ao mesmo tempo, especialmente no terceiro parágrafo do texto (l. 07-10).
Considere as seguintes propostas de reescrita desse parágrafo.
(I) – Não, senhora. A coisa era diferente: vocês tinham sido pegados com a boca na botija, grelando, esquecidos do mundo. Tinham ou não tinham? Sim, senhor, mas sem malícia.
(II) – Não, senhora. A coisa foi diferente: vocês tinham sido pegados com a boca na botija, grelando, esquecidos do mundo. Tinham ou não tinham?
– Sim, senhor, mas sem malícia.
(III) – Não, senhora. A coisa foi diferente: vocês foram pegados com a boca na botija, grelando, esquecidos do mundo. Foram ou não foram?
– Sim, senhor, mas sem malícia.
Quais propostas são reescritas corretas, em discurso exclusivamente direto, do terceiro parágrafo do texto?
a)      Apenas I.
b)      Apenas III.
c)       Apenas I e II.
d)      Apenas II e III.
e)      I, II e III.

39.   Assinale a alternativa que apresenta uma transposição gramaticalmente correta da voz passiva para a voz ativa da frase Eles tinham sido pegados com a boca na botija (l. 07-08).
a)      Uma pessoa os teria pegado com a boca na botija.
b)      Pessoas lhes tinham pegado com a boca na botija.
c)       Alguém os tinha pegado com a boca na botija.
d)      O povo pegou-os com a boca na botija.
e)      Tinham pegado eles com a boca na botija.

40.   Considere as seguintes afirmações sobre frases interrogativas do texto.
I - Com a frase Posso furar os olhos do povo? (l. 11), o narrador reproduz literalmente a fala de um outro personagem.
II - Com a pergunta A Terra não é redonda? (l. 14-15), o narrador não espera uma resposta, mas quer reforçar o argumento de que as pessoas podem se enganar.
III - A pergunta Quem pode lá jurar que isto é assim ou assado? (l. 18) expressa um pedido de informação que o narrador dirige ao leitor para que este esclareça se de fato aconteceu algo entre Julião Tavares e Marina.
Quais estão corretas?
a)      Apenas I.
b)      Apenas II.
c)       Apenas III.
d)      Apenas I e II.
e)      I, II e III.

41.   O bloco superior, abaixo, apresenta três trechos do texto; o bloco inferior, interpretações desses trechos.
Associe adequadamente cada um dos três trechos à sua correta interpretação.
De fato, eu não tinha visto nada. As aparências mentem. (l. 13-14)
; Tantos indivíduos condenados injustamente neste mundo ruim! (l. 16-17)
Procurei mesmo capacitar-me de que Julião Tavares não existia. (l. 19-20)
1 - O narrador considera a possibilidade de que Marina não esteja mentindo.
2 - O narrador procura persuadir-se de que há razão para não julgar sumariamente Marina.
3 - O narrador apela para fatos que justifiquem sua desconfiança acerca da fidelidade de Marina.
4 - O narrador dispõe-se a recorrer ao que não é racional para acreditar em Marina.
A seqüência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é
a)      1 – 2 – 4.
b)      1 – 3 – 2.
c)       3 – 4 – 1.
d)      3 – 2 – 4.
e)      4 – 3 – 2.

42.   Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do trecho abaixo, na ordem em que aparecem.
Já sei o que vai acontecer: Marina me ........ muito direitinho que eu não ........ razão. O que ........ , na verdade, ........ falta de confiança nela. Talvez ela até ........ , talvez não.
a)      Explicou – tinha – tinha – era – chorasse.
b)      explicará – tenho – tenho – é – chore.
c)       explicaria – tinha – teria – é – chore.
d)      explicará – teria – tinha – era – choraria.
e)      explicaria – tenho – teria – seria – chorasse.

29 – E; 30 – C; 31 – C; 32 – A; 33 – D; 34 – B; 35 – E; 36 – D; 37 – E; 38 – B; 39 – C; 40 – D; 41 – A; 42 - B

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