sábado, 10 de setembro de 2011

Segundo Simulado do curso

A partir de agora vou postar algumas questões que compilei para testar os seus conhecimentos, boa sorte!!!!
A primeira postagem é de História, a próxima será de Geografia e depois as outras, No final segue o gabarito.

Historia
1.       Os arqueólogos dividem a Pré-História humana em vários períodos, de acordo com as características tecnológicas e com as formas de exploração da natureza. Com relação a um desses períodos, o Paleolítico, é correto afirmar:
a)      Os sítios arqueológicos do Paleolítico caracterizam-se pela existência de grandes casas de madeira, às vezes, acompanhadas de pequenos "altares" de pedra, demonstrando, assim, a presença de um pensamento religioso.
b)      Os homens iniciaram a domesticação de cabras e ovelhas, fazendo uso de lã e do leite, e confeccionando roupas de couro para enfrentar o rigoroso clima glacial.
c)       Os homens viviam da caça e da coleta, utilizando instrumentos de pedra lascada, madeira e ossos, vestindo pele de animais nas regiões mais frias, e elaborando belíssimas pinturas nas paredes de cavernas.
d)      O homem começou, de forma ainda rudimentar, a trabalhar com os metais, como o ferro e o ouro, deixando alguns belos ornamentos pessoais e iniciando a fabricação de armas e instrumentos mais eficientes.
e)      Os homens já cultivavam algumas plantas, como o trigo e a cevada, armazenando sua pequena produção em recipientes muito simples, feitos de palha e madeira.
 

2.       Ao visitar o Egito do seu tempo, o historiador grego Heródoto (480-420/30 a.C.) interessou-se por fenômenos que lhe pareciam incomuns, como as cheias regulares do Rio Nilo. A propósito do assunto, escreveu o seguinte:
"Eu queria saber por que o Nilo sobe no começo do verão e subindo continua por cem dias; por que ele se retrai e a sua corrente baixa, assim que termina esse número de dias, sendo que permanece baixo o inverno inteiro, até um novo verão. Alguns gregos apresentam explicações para o fenômeno do Rio Nilo. Eles afirmam que os ventos do noroeste provocam a subida do rio, ao impedir que suas águas corram para o mar. Não obstante, com certa frequencia, esses ventos deixam de soprar, sem que o rio para de subir de forma habitual. Além disso, se os ventos de noroeste produzissem esse efeito, os outros rios que correm na direção contrária aos ventos deveriam apresentar os mesmos efeitos que o Nilo, mesmo porque eles todos são pequenos, de menor corrente."
Nessa passagem, Heródoto critica a explicação de alguns gregos para os fenômenos do Rio Nilo. De acordo com o texto, julgue as afirmações abaixo.
I - Para alguns gregos, as cheias do Rio Nilo devem-se ao fato de que as suas águas são impedidas de correr para o mar pela força dos ventos do Noroeste.
II - O argumento embasado na influência dos ventos do noroeste nas cheias do Rio Nilo sustenta-se no fato de que, quando os ventos param, o Rio Nilo não sobe.
III - a explicação de alguns gregos para as cheias do Rio Nilo baseava-se no fato de que fenômenos iguais ocorriam com os rios de menor porte que seguiam na mesma direção dos ventos.
É correto apenas o que se afirma em:
a)      I.
b)      II.
c)       I e II.
d)      I e III.
e)      II e III.


3.       A "Diáspora", na História dos hebreus, foi a:
a)      dispersão do povo de Israel e Judá após a repressão política e militar dos romanos.
b)      emigração do povo judeu para Canaã, liderada pelo patriarca Abraão.
c)       peregrinação dos hebreus durante quarenta anos pelos desertos.
d)      invasão e destruição de Jerusalém pelos soldados de Nabucodonosor, seguidas do cativeiro da Babilônia.
e)      divisão do povo hebreu em dois reinos independentes, após a morte de Salomão.


4.       "Alexandre desembarca lá onde foi fundada a atual cidade de Alexandria. Pareceu-lhe que o lugar era muito bonito para fundar uma cidade e que ela iria prosperar. A vontade de colocar mãos à obra fez com que ele próprio traçasse o plano da cidade, o local de Ágora, dos santuários da deusa egípcia Ísis, dos deuses gregos e o muro externo."
Desse trecho de Arriano, sobre a fundação de Alexandria, é possível depreender:
a)      o significado do helenismo, caracterizado pela fusão da cultura grega com a egípcia e as do Oriente Médio.
b)      a incorporação do processo de urbanização egípcio, para efetivar o domínio de Alexandria na região.
c)       a implantação dos princípios fundamentais da democracia ateniense e di helenismo no Egito.
d)      a permanência da racionalidade urbana egípcia na organização de cidades no Império helênico.
e)      o impacto da arquitetura e da religião dos egípcios, na Grécia, após as conquistas de Alexandria.


5.       O Édito de Milão (313), no processo de desenvolvimento histórico de Roma, reveste-se de grande significado, tendo em vista que:
a)      combateu a heresia ariana, acabando com a força política dos bispados de Alexandria e Antioquia.
b)      tornou o cristianismo a religião oficial de todo o Império Romano, terminando com a concepção de rei-deus.
c)       acabou inteiramente com os cultos pagãos que então dominavam a vida religiosa.
d)      deu prosseguimento à política de Diocleciano de intenso combate à expansão do cristianismo.
e)      proclamou a liberdade do culto cristão passando Constantino a ser o protetor da Igreja.


6.       A História do Império Bizantino abrangeu um período equivalente ao da Idade Média, apesar da instabilidade social, decorrente, entre outros fatores:
a)      dos frequentes conflitos internos originados por controvérsias socioeconômicas, como a Revolta de Nika.
b)      da excessiva descentralização política que enfraquecia os imperadores.
c)       da posição geográfica de sua capital, Constantinopla, vulnerável aos bárbaros que com facilidade a invadiam frequentemente.
d)      da constante intromissão dos imperadores de Roma em sua política.
e)      da falta de um ordenamento jurídico para controle da vida social.


7.       O surgimento do islamismo permitiu à Arábia:
a)      consolidar uma unidade política e religiosa, fortalecendo-a e possibilitando a expansão de seu Império.
b)      o fortalecimento e a propagação da primeira religião politeísta moderna.
c)       a autonomia dos diversos califados e, portanto, a difusão e fortalecimento de seus interesses comerciais e religiosos.
d)      centralizar os diversos califados e, portanto, a expansão do politeísmo islâmico por todo o Mediterrâneo.
e)      unificar apenas religiosamente a região, permanecendo, portanto, os interesses comerciais dos diversos califados em conflito.


8.       Entre os reinos bárbaros, surgidos após as invasões germânicas e o fim do império Romano, o reino franco foi o mais importante, por quê:
a)      os reis francos se converteram ao cristianismo e defenderam o Ocidente contra o avanço dos muçulmanos.
b)      promoveu o desenvolvimento das atividades comerciais entre o Ocidente e o Oriente, através das Cruzadas.
c)       nesse período a sociedade feudal atingiu sua conformação clássica e o apogeu econômico e cultural.
d)      houve uma centralização do poder e se viveu um período de paz externa e interna, o que permitiu controlar o poder dos nobres sobre os servos.
e)      os reis francos conseguiram realizar uma síntese entre a cultura romana e a oriental, que serviria de inspiração ao Renascimento Cultural do século XIV.


9.       Há mil anos, em partes da Europa, vigorava o sistema feudal, cujas principais características foram:
a)      a sociedade hierarquizada, com predomínio de uma economia agrária, que favoreceu intensa troca comercial nos burgos e cidades italianas.
b)      fraca concentração urbana, com predomínio da economia agrária sob a organização do Estado monárquico, apoiado pelo clero e pela burguesia.
c)       poder do Estado enfraquecido, ritmo de trocas comerciais pouco intensa, uso limitado da economia monetária, predominando uma sociedade agrária.
d)      ampliação do poder do Estado, uma sociedade organizada em três camadas - cléricos, guerreiros e trabalhadores - e predomínio da economia rural.
e)      intensificação da produção agrícola pelo uso da mão de obra de servos e escravos, pode descentralizado e submissão dos burgos ao domínio da Igreja.   


10.   A peste negra dizimou boa parte da população européia, com efeitos sobre o crescimento das cidades. O conhecimento médico da época não foi suficiente para conter a epidemia. Na cidade de Siena, Agnolo di Tura escreveu: "As pessoas morriam as centenas, de dia e de noite, e todas eram jogadas em fossas cobertas com terra e, assim que essas fossas ficavam cheias, cavam-se mais. E eu enterrei meus cinco filhos com as próprias mãos [...] e morreram tantos que achavam que era o fim do mundo."
a)      o flagelo da peste negra foi associado ao fim dos tempos.
b)      a Igreja buscou conter o medo da morte, disseminando o saber médico.
c)       a impressão causada pelo número de mortos não foi tão forte, porque as vítimas eram poucas e identificáveis.
d)      houve substancial queda demográfica na Europa no período anterior à peste.
e)      drama vivido pelos sobreviventes era causado pelo fato de os cadáveres não serem enterrados.


11. Diversas mudanças acontecidas entre os séculos XV e XVI, na Europa, estimularam uma forte expansão marítima e comercial. Iniciou-se, portanto, a época das grandes navegações. Sobre isso, assinale a única alternativa incorreta:

b)      a época das grandes navegações, a vida cultural das cidades européias incrementou-se. O surgimento de universidades e a efervescência intelectual, científica e artística inspirada pela cultura da antiguidade clássica e pelo Renascimento tiveram papel essencial neste processo.
c)       Para a burguesia e boa parte da nobreza, a expansão marítima era antes de tudo uma necessidade econômica. Coube aos espanhóis e portugueses retomar um processo, iniciado timidamente no século XIII, em busca de especiarias e fabulosas riquezas.
d)      além das razões de ordem material, outro grande motivo que contribuiu para que os portugueses se lançassem nas aventuras ultramarinas foi a crença que era preciso difundir com urgência a fé católica entre os povos não cristianizados.
e)      a ascendente burguesia européia posicionou-se contrária ao processo de expansão marítima e comercial, pois via nele a possibilidade da nobreza feudal manter e até expandir o seu poder econômico e político sobre toda a Europa.


12.   O mercantilismo é entendido como um conjunto de práticas, adotado pelo Estado absolutista na época moderna, com o objetivo de obter e preservar riqueza. A concepção predominante parte da premissa de que a riqueza da nação é determinada pela quantidade de ouro e prata que ela possui.
Na busca de tais objetos, os Estados europeus, na época moderna:
a)      Adotaram política intervencionistas, regulando o funcionamento da economia, como o protecionismo.
b)      Suprimiram por completo a propriedade privada da terra, submetendo-a ao interesse maior da nação.
c)       Ampliaram a liberdade de ação dos agentes econômicos, vistos como responsáveis pela prosperidade nacional.
d)      Determinaram o fim da livre iniciativa, monopolizando as atividades econômicas rurais e urbanas.
e)      Buscaram a formação de uniões alfandegárias que levassem a prosperidade aos países envolvidos.


13.   Já se observou que, enquanto que a arquitetura medieval prega a humildade cristã, a arquitetura clássica e do Renascimento proclamam a dignidade do homem. Sobre esse contraste, pode-se afirmar que:
a)      Corresponde, em termos de visão do mundo, ao que se conheço como teocentrismo e antropocentrismo.
b)      Aparece no conjunto das artes plásticas, mas não nas demais atividades culturais e religiosas decorrentes do humanismo.
c)       Surge também em todas as demais atividades artísticas, exprimido as mudanças culturais promovidas pela escolástica.
d)      Corresponde a uma mudança de estilo na arquitetura, sem que a arte medieval como um todo tenha sido abandonada no Renascimento.
e)      Foi insuficiente para quebrar a continuidade existente entre a arquitetura medieval e a renascentista.


14.   No século XVI, diversos movimentos reformistas de caráter religioso eclodiram na Europa. Sobre esses movimentos, é correto afirmar que o:
a)      luteranismo se difundiu rapidamente entre os segmentos servis da Alemanha e das regiões nórdicas, pois pregava a insubordinação e a luta armada dos camponeses contra a nobreza senhorial e o clero, aliados políticos nessas regiões.
b)      calvinismo significou um recrudescimento das concepções e práticas reformistas, pois criticou os valores burgueses através da condenação do empréstimo de dinheiro a juros e do trabalho manual.
c)       anglicanismo reforçou a autoridade do Vaticano na Inglaterra com a promulgação do ato de Supremacia, por Henrique VIII, que desenvolveu os bens e as propriedades do clero católico confiscado pela nobreza inglesa.
d)      Concílio de Trento marcou a reação da Igreja já à difusão do protestantismo, reafirmando os dogmas católicos e fortalecendo os instrumentos de poder do papado, tais como o Tribunal do Santo Ofício e a criação do índice de livros proibidos (Index).

Gabarito
1 – C; 2 – A; 3 – A; 4 – A; 5 – E; 6 – A; 7 – A; 8 – A; 9 – C; 10 – A; 11 – E; 12 – A; 13 – E; 14 - D

Nenhum comentário:

Postar um comentário